sábado, 7 de janeiro de 2012

United Arab Emirates

Burj Al Arab
   
A única vez que tinha pisado no Oriente Médio fora numa conexão em Doha (Qatar), com destino às Maldivas. Apesar de não ter saído do aeroporto na ocasião, deu para ficar intrigado com as burcas usadas pelas locais, que chegavam a cobrir até os olhos, e pelos trajes brancos masculinos. As ricas se distinguiam das pobres pela bolsa e sapato que vestiam.
A rota da business trip incluia os Emirados Árabes Unidos, Qatar e Arábia Saudita. O objetivo era representar a empresa numa feira de negócios em Abu Dhabi e depois visitar clientes, fazer marketing e estreitar relacionamentos na região.
A Arábia Saudita exige vistos de quase todos os países. Pelo formulário de requisição, descobri que turimo não é motivo válido para se entrar no país. És muçulmano? Estás à caminho da Mecca? Visita à família? Negócios? Marquei a última alternativa. Assinei um declaração de que estava ciente de que estaria sob as leis do "Kingdom of Saudi Arabia", incluindo morte por tráfico de drogas, amputaçào por roubo, etc. E anexei uma carta convite da empresa cliente, onde pude apenas ler meu nome, já que tinha sido redigida em árabe. Uma semana depois, recebi a resposta que meu visto tinha sido negado, porque meu passaporte tinha apenas mais 4 meses de validade. Fiquei perguntando a mim mesmo por que diabos meu passaporte teria que ter 6 meses de validade, se apenas dormiria uma noite em Hamman (a Macaé, Houston, Stavanger ou Aberdeen das arábias). Estava curioso para conhecer uma país onde não existem bares, assim como visitar a maior empresa de petróleo do mundo: Saudi Aramco (9 milhōes de barris de petróleo/dia).
Sem Arábia Saudita, desisti também do Qatar e resolvi focar nos Emirados.
Meio tenso por causa da esrória dos 4 meses do passaporte. Será que o "Abdulah" da imigração iria encrencar também? Fui com tudo. O cara teve que chamar o superior, porque não estava conseguindo nem achar meu nome no passaporte. E dizem que são algarismos arábicos...saímos do terminal às 21h e senti que tinha entrado na sauna: 37 graus à noite! Motorista do Hilton nos esperando com placa com meu nome. Tudo OK. Coloquei o condicionador de ar do carro no máximo!
Abu Dhabi é um dos 7 emirados e também sua capital.
Persuadi meus companheiros noruegueses a jantar no restaurante árabe do próprio hotel. Era um buffet com as iguarias locais. A música libanesa às alturas irritava um pouco, mas nada que um vinho não filtrasse. Isso mesmo: vinho. Apenas os hotéis tem licença para venda de bebidas alcoólicas. Um dos norueguese pediu um "bong" (aquele apetrecho para fumar com tubo). Dei um "tapa" para ver qual é. Aroma de menta. No final do jantar, rolou ainda um rápido show de dança do ventre.
O nome da feira de negócios era Workboat Show. Em apenas um hall, de tamanho bem pequeno se comparada à SMM de Hamburgo, ou Oil&Gas do Rio.
Hora do almoço chegando e eu doido para comer no restaurante central, já que um apetitoso buffet estava sendo armado. Nosso gerente local informou que apenas os integrantes da "delegação" poderiam almoçar ali. Ducha de água quente. Só que à procura de outras opçōes para almoço, sem ser sanduiche, descobrimos que por 100 dihrans podia-se comprar entrada para o tal almoço da delegação! Logicamente, fomos tirar onda com a cara do nosso gerente. Éramos da delegação agora! Resultado de um grande "network", disse eu a ele. A comida estava muito boa!
A feira acabou às 16h. Ao chegar no hotel, entrei no quarto e em segundos, estava eu pronto para um mergulho (hotel em frente à praia). O sol estava potente (ou eu desacostumado, como preferir) e o mergulho não refrescou em nada! Água do nordeste chega a ser gelada perto dessa. Liguei o chuveiro, quasei me queimei! Só a piscina salvava. Fomos convidados para outro jantar típico.
Mesma rotina nao dia seguinte: feira, piscina, jantar. Só que dessa vez o jantar foi numa churrascaria brasileira: Chammas. Tivemos direito à Picanha, pão de queijo, feijão, caipirinha. Bom demais!
Detalhe que o fim de semana naquelas bandas inicia na 6a-feira e termina no sábado.
Grande Mosque

Quando nos liberamos na 5a-feira à tarde, decidi visitar a Grande Mesquita de Abu Dhabi, a maior dos Emirados. Ninguém se animou. Peguei um taxi sozinho e fui lá visitar. A construção era coisa de Sheik mesmo. Gigantesca! Entrei, tirei um monte de fotos e fui embora. Voltei para o hotel e convidei, novamente, os noruegueses para visitar o recém inaugurado parque de diversões Ferrari World Abu Dhabi. Maior parque de diversões indoor do mundo. Coisa de louco! Voltei no tempo e me diverti como adolescente. Tinha de tudo. Cinema 4D (com movimento na cadeira); test drive com o piloto Alonso (filme), torre que despencava e simulava a aceleração de um carro F1, uma corrida entre 8 pilotos com simulador, telão e narrador. Mas as melhores atrações foram o simulador da Ferrari F430 (onde vc entrava numa Ferrari de verdade), e a montanha russa mais rápida do mundo: Formula Rossa. Incrível a velocidade do negócio! A arrancada vai de 0-240 km/h em 6 segundos! É de tirar o fôlego. Só me restou gritar. E muito! Desci dela dizendo que tinha desistido de comprar minha Ferrari (risos). Jantei por lá mesmo, peguei as fotos que tirei no parque, fiz compras e voltei pro hotel. Tinha que ver a cara de arrependimento ao ver as fotos de quem não quis ir comigo...o parque fica na mesma ilha que o novíssimo circuito de F1 de Abu Dhabi.
Outside of Dubai Shopping Mall 
Chegada a sexta-feira, consegui dar um mergulho no mar antes de fazer o check-out. Partimos de taxi para Dubai. A viagem levou uma hora e meia. O calor infernal continuava. Mudamos de roupa e partimos para o Dubai Mall Shopping Center. Tão grande que existem telas espalhadas, onde vc digita a loja que deseja visitar, e ela aponta o caminho que vc tem que percorrer. No shopping misturavam-se os turistas e os locais. Uns inteiramente cobertos, outros com roupas de praia. Sentamos do lado de fora no calorão para comer um steak daqueles, e enchi a boca pra pedir uma cerveja gelada. O máximo que consegui foi uma pepsi com gelo. Tinha esquecido que bebida alcoolica era pecado. O local em volta do shopping é bem bonito. Os prédios são todos moderníssimos e com designs arrojados. Estávamos embaixo do maior prédio do mundo: 430m. Seu elevador viaja à 50 km/h. Para enquadrá-lo na foto, tive que usar a diagonal da tela. Já com as compras para minhas meninas realizadas, estava livre no dia seguinte (sábado). Acordei às 8h, tomei café-da-manhã no restaurante da cobertura, malhei e estava pronto pra jornada. O noruga preferiu visitar outro shopping e fazer mais compras (coisa rara aqui). E eu parti sozinho para o Wild Wadi, um parque aquático aos pés daquele hotel famosíssimo em forma de vela: Burj Al Arab. Pra não dizer que fiquei as 6h direto na FLOWRIDER, fui uma vez no maior tobogã. Alucinante essa flowrider! Uma onda artificial. Apesar de poder utilizar apenas morey-boggie, valeu o divertimento! Cheguei até a surfa de drop-knee! O sol estava racha-côco. Improvisei uma camisa de lycra e ficava procurando brechas de sombra na fila da brincadeira. Tem uma mulecada que é assídua na parada e destrói. Os desavisados que chegam perto da grade pra olhar, acabam levando um "leque" (banho). Conheci um mulequinho maneiro do Egito. Tirei umas fotos dele em ação. Ficou amarradão! Emprestou até sua prancha particularno final do dia. Ainda teve um muleque local, que tentou passar na frente, na maior cara de pau. Peguei pelo braço e disse pra ir pra trás de mim...kkkkk! Ficou putinho, mas 'sifu'.
Flowrider
Quando chegou o fim de tarde, peguei um taxi para o hotel Atlantis, onde tem uma atração que recriava o continente perdido Atlântida. Valeu bastante! Muito bem feito. Acabei jantando por lá mesmo. Num bistrô francês, comi um feijão branco com carneiro. Bordeaux-zinho tinto para acompanhar! Cheguei de volta ao hotel mortinho...igual Rebecca quando chega do parque! Valesca me deu um boa noite meio desconfiada...pois era sábado às 21:30h. Além do dia cansativo com sol na cabeça, no dia seguinte (domingo), havia reunião nos estaleiros Grandweld e Drydocks World Dubai. No Oriente Médio, o domingo é realmente o primeiro dia da semana!
Depois das reuniões, almoçamos num japonês bem bacana. Pedi vários pratos combinados sushi-sashimi, sendo que um deles era pra ser apimentado. Veio que veio! Careca suava! Cerveja gelada pra amenizar...e de sobremesa bebi um saquê. Enquanto isso, meu parceiro comia um filet com pepper. Sem comentários.
Meu plano de sedução não funcionou, e não consegui arrastar o cliente do estaleiro para um jantar. Eu já tinha decidido que iria jantar no restaurante de frutos do mar daquele hotel de Sheik. Nem que fosse pagando do próprio bolso. Meu célebre parceiro queria comer lá também, mas não queria assumir a responsa e pagar a conta. Mesmo não tendo chefe no momento! OK, deixa comigo, falei. Convidei o Jacob e o Ravi, que trabalham no escritório da nossa empresa em Dubai. Pedi para o concierge do nosso hotel fazer a reserva. Para isso, cartão de crédito tem que ser fornecido, já que uma boa grana é cobrada em caso de "no show". Para passar pela guarita, somente com reserva feita. O traje exigido inclui no minimo um paletó e sapato fechado. Jeans não é aceito.
Recepção do Burj Al Arab
Tiramos milhares de fotos na recepção luxuosíssima do Burj Al Arab. 
O tratamento e a comida do Al Mahara foram acima das expectativas. Dizem que é o melhor restaurante de frutos do mar do mundo. Não posso afirmar, pois ainda falta muita trilha a minha frente. Chamou minha atenção um menú combinado de 5 pratos, que eram acompanhados com 5 vinhos diferentes, perfeitamente harmonizados com os pratos. O "curso" saia por 800 reais/pessoa. Optamos todos pela Lagosta à Thermidor, e pedimos uma prancha com diversos frutos do mar grelhados. Resolvi aceitar a sugestão do maitre, trocando o clássico Chablis, por um Chateaux de la Maltroye Bourgogne Aligoté. Aroma e sabor tão bonitos quanto o nome. Agradeço à camera do meu celular por permitir-me relembrar esse nome. Do restaurante, partimos para o aeroporto, com um pit-stop no hotel para pegarmos as malas. O voo saia uma hora da manhã. Uma parada rápida no lounge, que depois desse jantar, estava parecendo um pé-sujo em matéria de finesse. Foi só embarcar, decolar, deitar a cadeira e apagar. Bye, bye, terra de Alá.

Grand Mosque de Abu Dhabi

Burj Kalifa - 420m

Unico hotel 7 estrelas do mundo!

Al Mahara - Burj Al Arab

Recepção do Burj Al Arab

Recepção do Burj Al Arab

Atlantis

Atlantis

Wild Wadi

Dubai - praia do Sheraton

Maior prédio do mundo: Burj Kalifa


Foto só na diagonal! Muito grande...

Abu Dhabi - Hilton beach

Montanha russa mais rápida do mundo!

Simulador ou Real?

Parque Ferrari 

Parque Ferrari 
No piloto da Ferrari!

Talento nas pistas!

Contratação milionário na F1

Meus segurancas na Mesquita

Grand Mosque


Bong!

Na inauguracao do Parque da Ferrari, a escuderia italiana convidou seus principais pilotos para testar a Formula Rossa: Felipe Massa & Fernando Alonso.
Sinta na pele a emocao, clicando no video abaixo!

http://www.youtube.com/watch?v=wUdiyJC7PBw

2 comentários:

Galera, Sinta-se à vontade para comentar, criticar, sacanear, etc. Manifestem-se, valeu?